About

Caminho sistematicamente pela cidade de São Paulo desde 2008 (e, de maneira mais aleatória, muito antes disso). Poderia dizer que sou professor disso ou daquilo, na universidade tal ou qual. Mas, neste momento, não é o caso. O importante a dizer, aqui, é que sou e me considero fundamentalmente um caminhante.

Em minhas caminhadas, tenho descoberto uma São Paulo poderosa, ancestral, diversa, contraditória, democrática, riquíssima em sua paisagem, repleta de pequenos tesouros quase escondidos e de grandes tesouros quase esquecidos, cheia de fluxos vivos que não se submetem aos compartimentos e isolamentos artificialmente criados, e que teima em resistir ao minucioso descaso de certa elite motorizada e alienada…

Com a palavra, Drummond — num trecho que, creio eu, aplica-se a quase todo caminhante:

«Vamos trabalhar pela afirmação (ou reafirmação) da existência do pedestre, a mais antiga qualificação humana do mundo. Da existência e dos direitos que lhe são próprios, tão simples, tão naturais, e que se condensam num só: o direito de andar, de ir e vir, previsto em todas as constituições… o mais humilde e o mais desprezado de todos os direitos do homem. Com licença: queremos passar.»
— Carlos Drummond de Andrade, “O direito de ir e vir”, crônica publicada no Jornal do Brasil, 1982.

Disclaimer: Vale lembrar que toda informação sobre técnicas, recursos e formas de caminhada urbana que esteja publicada neste blog reflete unicamente a opinião e a experiência pessoal do autor, não constituindo conselho médico nem valendo como parecer médico. Para se assegurar das melhores condições de atividade física e saúde no seu caso específico, você deve consultar o seu médico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: