Código florestal: Decisão sai nas próximas horas

[ATUALIZADO EM 25/05] Agora é para valer. Deve sair dentro de horas a decisão da presidenta Dilma Rousseff sobre o Novo Código Florestal, talvez até mesmo hoje (quinta-feira, 24/05). A tendência é de que a presidenta efetue vetos ao projeto aprovado na Câmara. A questão é a extensão que terão esses vetos. O Planalto tem dado prioridade e se concentrado nesta questão, com reuniões extras e conversações incessantes, deixando de lado, temporariamente, outros temas polêmicos. Diversas entidades defendem o veto total ao texto da Câmara, argumentando que ele representa um retrocesso em relação ao texto do Senado.

Dez ex-ministros do meio ambiente do Brasil publicaram texto na página de opinião do jornal Folha de São Paulo. Leia a íntegra do documento aqui. Os ex-ministros fazem referência ao abaixo-assinado com quase dois milhões de votos de cidadãos pedidndo que a presidenta vete o projeto. Há um mês, vários dos ex-ministros haviam subscrito um documento crítico em relação ao encaminhamento dado aos preparativos para a Rio+20.

Em posts anteriores deste blog já tratamos do tema do Código Florestal. Uma nota divulgada no mês de abril pelo Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, pedindo o veto total ao projeto, está no site do WWF, e o Greenpeace promoveu durante os últimos meses a campanha “Veta, Dilma”. Dois infográficos úteis para entender a questão estão aqui e aqui.

Anúncios

Publicado em 24 maio 2012, em Código Florestal, Meio Ambiente. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: